Tema: 2ª Chave da Felicidade no Casamento!



 tema: 2ª Chave da Felicidade no Casamento!

Submissão
Nenhuma organização pode funcionar devidamente se possui duas cabeças. Isso é particularmente verdadeiro no lar. Um dos maiores obstáculos para um lar feliz, hoje em dia, é a falsa noção de que a mulher não tem de submeter-se ao marido. Os psicólogos e educadores modernos parecem dar à mulher a idéia de que a sub­missão é uma noção antiquada que teve seu fim junto com o século XIX. Mas quando a submissão deixa um lar, a felicidade também se vai.
Temos hoje mais mulheres, homens e crianças frus­trados do que em qualquer outra época. Com a degra­dação da imagem do pai e a crescente dominação da mãe, temos testemunhado um aumento da delinqüência juvenil, da rebelião, da homossexualidade e do divórcio.
Deus pretendeu que o homem fosse o cabeça do lar. Se não o é, não terá um senso de responsabilidade, mas sentirá que é casado com uma segunda mãe. Seus filhos logo perceberão quem é o "chefe", e, como adoles­centes, perderão o respeito natural pelo pai, o que é mister para se ajustarem na vida.
Geralmente um lar dominado pela mulher é um lugar de dissensões, até que, finalmente, o marido desiste. Ele então se esconde em sua concha de introversão e se de­genera num ser sub-humano. A coisa mais triste é que a esposa eventualmente desprezará o marido que ela domina.

Um Mandamento de Deus


A esposa cristã deve ser submissa a seu marido! Gos­tando ou não, a submissão é um mandamento de Deus, e sua recusa em cumpri-lo é um ato de desobediência. Toda desobediência é pecado; logo, ela não pode esperar a bênção de Deus em sua vida, a menos que deseje obe­decer a Ele. As passagens seguintes das Escrituras esta­belecem esse fato:
"E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a dor da tua concepção; em dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gênesis 3:16).
"Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja; sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos" (Efésios 5:22-24). "Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor" (I Pedro 3:1,2).
A recusa de muitas esposas cristãs em aceitar o prin­cípio de submissão é cada vez mais comum hoje em dia., pode-se ver a tendência universal das mulheres de rejeitarem essa ordem de Deus.

O Instrumento de Deus para sua Felicidade


Deus nunca manda as pessoas fazerem o que é impos­sível ou que não é bom para elas. 0 Espírito Santo pergunta, em Romanos 8:32: "Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? " A resposta a isso é que se Deus nos ama tanto que entregou seu Filho para morrer por nós, certamente nos dará todas as coisas que são para o nosso bem. Por­tanto, aceite pela fé o fato de que a submissão ao ma­rido é um bem para a mulher.
Entre trinta e cinco e quarenta e cinco anos, a mulher geralmente alcança um período em que ela deseja cada vez mais se tornar dependente. E se ela for agressiva nos primeiros anos do casamento e dominar seu marido, ela o ensinará a ser dependente dela. Então, quando ela al­cançar a idade na qual deseja depender de um homem, descobrirá que criou um dependente e que não tem ninguém em quem se apoie. Tenho visto muitas mu­lheres nesse período chegarem a desprezar o homem que, durante seus anos de juventude, ela treinou para ser um esposo dócil e submisso.
É fácil perceber que esposas dominantes têm causado grande infelicidade ao casamento, tanto para si mesmas como para seus cônjuges. Num ato de fé, a mulher cristã deve aceitar que, para a sua felicidade permanente e a do marido, é essencial que ela seja obediente a Deus e se coloque em sujeição a seu marido.


Submissão não Significa Escravidão
Quando a mulher Cristã busca a graça de Deus e a luz do Espírito Santo para capacitá-la a se submeter ao ma­rido, não está correndo o perigo de se tornar uma escrava. Tenho visto muitas vezes mulheres procurarem ser submissas por motivo espiritual, e acabarem desco­brindo que a reação dos maridos é de delicadeza e bon­dade, o que veio pôr ponto final nas hostilidades entre eles. Geralmente, uma mulher descobre que se sente melhor quando é submissa do que quando é dominadora. Certamente, ela terá uma comunhão mais preciosa com Deus quando for obediente a seu marido por amor ao Senhor, do que quando desobedecer a Deus, domi­nando ao marido.
Submissão não significa que uma mulher não pode dar sua opinião, "seguindo a verdade em amor" (Efésios 4:15), mas que deve procurar ser submissa aos desejos do marido quando ele tomar uma decisão e concordar, sempre que for humanamente possível, com suas exi­gências. Haverá ocasiões em que ela terá de fazer alguma coisa que realmente não queira; mas, semeando as se­mentes da obediência, naquele particular, ela colherá bênçãos em muitos outros. Lembre-se sempre de que você colherá mais do que tiver semeado. Se você semear submissão, em obediência a Deus, colherá bênçãos em abundância; se você semear rebelião, em desobediência à vontade de Deus, colherá abundante infelicidade. Al­gumas mulheres têm um temperamento mais agressivo do que o dos maridos, e, realmente, é mais difícil para essas serem submissas. De fato, o único modo que co­nheço de elas poderem fazê-lo é reconhecerem que se trata de uma responsabilidade espiritual. Quando esse fato estiver firmado em sua mente, qualquer mulher poderá buscar a graça de Deus para ser a pessoa sub­missa que Ele deseja que ela seja.
Quando a Mulher se convence da necessidade de se submeter a seu marido, pela graça do Senhor, pede a Deus para ajudá-la a "morder a língua" e cortar sua inclinação intuitiva de tomar decisões espontâneas — e esperar que seu marido tomasse as decisões, o fato interessante é que quanto mais a Mulher é submissa, mais o marido lidera; quanto mais ele lidera, mais feliz fica; e quanto mais feliz ele fica, mais feliz a Mulher ficará. O casamento é transformado gradualmente, passarão a uma nova situação de amor genuíno e respeito um pelo outro. Sejam um casal e um exemplo vivo do fato de que a submissão da mulher ao marido é a chave para um casamento feliz.


*S2* "Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completa-la até o dia de cristo Jesus." (Filipenses 1:6) *S2*

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »