Tema: O tempo não apaga as ofensas. Deve haver reconciliação


Tema: O tempo não apaga as ofensas. Deve haver reconciliação
Alguns acham que depois de um desentendimento é só deixar "para lá". Mas a Bíblia nos ensina o princípio de reconciliação de maneira bem formal. Deve haver pedido de desculpas, de perdão. Deve se conversar sobre o que aconteceu (o quê machucou o íntimo de cada um e porquê machucou). E não podemos perder de vista que devemos lutar para viver sem brigas, e não só reconciliar quando elas ocorrem (Ef.4:31
“De uma só boca, procede a bênção e a maldição” (Tg 3,10). As palavras são como sementes, que caindo em uma terra boa, encontram condições favoráveis, germinam, crescem e frutificam. São dois os seus frutos: bênção ou maldição. Elas destroem ou constróem a vida e qualquer pessoa; “vede como a fagulha põe em brasas tão grande selva” (Tg 3,6). Tem o poder de encorajar ou abater,

O Poder das Palavras
Certa vez, um homem acusou que seu vizinho era ladrão por várias vezes até que o vizinho acabou sendo preso. Algum tempo depois, descobriram que o rapaz era inocente. Ele foi solto, e, após muita humilhação resolveu processar seu vizinho caluniador.


No tribunal, o caluniador disse ao juiz: - comentários não causam tanto mal, excelentíssimo


e o juiz respondeu: - escreva os comentários que você fez sobre seu vizinho num papel, depois rasgue-os e jogue os pedaços pelo caminho de casa e amanhã volte para ouvir a sentença.


O homem obedeceu e voltou no dia seguinte. Então o juiz disse: - antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem.


Não posso fazer isso, meretíssimo - respondeu o homem - o vento deve ter espalhado os pedaços por tudo quanto é lugar. E, sendo assim, já não sei onde estão.


O juiz respondeu: - da mesma maneira que um simples comentário pode destruir a honra de um homem e espalha-se a ponto de não podermos consertar o mal causado, se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada.


Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras. No mundo sempre existirão pessoas que vão lhe amar pelo que você é, e outras que vão lhe odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se.

Quem ama não vê defeitos, quem odeia não vê qualidades e, quem é amigo, vê as duas coisas.

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

comentários
02 fevereiro, 2012 11:31 delete

Parabéns pelo Blog e pelo Post! Realmente a reconciliação e o perdão sob a luz de ICor 13 precisa ser praticada por todos os casais.

Site da Igreja Apostólica Palavra Viva - Jesus-evangelho

Reply
avatar