SINAIS DE ALERTA EM UM CASAMENTO EM PERIGO.

SINAIS DE ALERTA EM UM CASAMENTO EM PERIGO.
“Entre nós, já houve até agressão física, perdemos o respeito um pelo outro.”
QUANDO NÃO HÁ MAIS RESPEITO ENTRE OS CÔNJUGES (1 Pe 3.7).

Nenhum divórcio acontece de uma hora para outra, é um processo lento de descasamento. As atitudes de desonra é uma das evidências de que o casamento precisa de cura. Por que será que muitas vezes ofendemos a pessoa que mais amamos? O que pode ser um fator motivados do desrespeito? A familiaridade. A familiaridade costuma gerar desrespeito. É comum a pessoa tratar melhor as visitas do que o seu cônjuge e filhos, por que? Familiaridade. Você já imaginou como seria diferente, se as pessoas tratassem o cônjuge e filhos com a mesma fineza, delicadeza, presteza, cortesia com a qual trata as pessoas de fora. 
Certo dia eu e a minha esposa ficamos hospedados em uma casa, e algumas coisas chamaram a nossa atenção naquela família. O marido logo pela manhã começou a ajudar a esposa, e a forma como um tratava o outro, era muito carinhosa, educada e gentil. A esposa daquele irmão estava transbordando de alegria, era visível em sua face, a sua felicidade. Será que eles eram assim, ou a nossa presença fez cada uma colocar uma “máscara”? Geralmente quando se recebe em casa uma visita considerada importante, muda tudo. As vezes a família pinta a casa, arruma os móveis, troca as fronhas do travesseiros, as colchas e os cobertores. Coloca-se tolha nova na mesa de jantar, talheres novos, decora-se os pratos que foram preparados com muito carinho, em fim, muda tudo, afinal de contas tem visita em casa. 
Porém, não é só as coisas que são mudadas, muda-se o comportamento, a atitude, o tom de voz, a maneira de tratar um ao outro. É mais ou menos assim quando o casal fala um com o outro: - Meu bem, pega a tigela pra mim, por favor. Ele responde com muita delicadeza: - Pois não meu amor, você precisa de mais alguma coisa? Ela responde: - Não, muito obrigada meu bem. Quando chega o momento de chamar os filhos para almoçar, não é diferente. O pai vai até o quarto onde as crianças estão fazendo uma bagunça enorme, e com uma voz mansa e educada, diz: -Meus anjos, filhinhos o almoço está pronto, vamos comer? O interessante é que o mais velho e mais peralta, estranha a gentileza do pai e diz: - Pai, o que está acontecendo com o senhor? Você geralmente não fala assim com agente. O senhor está bem? O pai da uma risadinha sem graça e diz baixinho: - Cala a sua boca menino, se não depois que as visitam forem embora eu te arrebento. Esse é o grande problema da maioria das famílias, um vida de “facha”, faz de conta que somos assim. Depois que as visitas vão embora, ai a família desarma o palco, recolhe as mascaras e todos voltam a ser o que realmente são. Desaparece o respeito, a cortesia, a afetuosidade, o tom de voz agradável, a educação, a presteza e a diplomacia. Ou seja, o melhor foi oferecido para os de fora, o pior ficou para ser digerido pela família. Por que em muitas casa é assim? 
Gosto da definição que diz, respeito é a forma como demostramos o nosso amor no dia da dia para com o outro. Quando acaba o respeito, acabou o brilho, a graça, a doçura, a bondade, a camaradagem, o bom senso, o equilíbrio e a razão de ser um casal. O desrespeito gera medo e desconfiança. Se a base de qualquer relacionamento sadio é a confiança, como conviver quando não dá para confiar e nem caminhar com segurança ao lado do outro? Resgatar o respeito, é essencial para resgatar o próprio casamento. O que muitos não sabem, é que ao desrespeitar o cônjuge, está construindo o inferno para si mesmo. Sempre afirmo aos casais nas minhas palestras, “é impossível fazer alguém infeliz, e ser feliz”. A minha felicidade é uma colheita da felicidade que eu planto na minha esposa. 
Respeitar é honrar, e quem aprendeu a honrar seu cônjuge apesar das suas imperfeições, descobriu uma das chaves para se construir um casamento que vale a pena ser vivido. Casar é uma chamada para fazer alguém feliz, antes de ser feliz. 
Sete perdas irreparáveis quando não existe mais respeito entre o casal
1- O casamento perde a graça e o brilho.
2- O cônjuge perde o prazer de estar ao lado.
3- Os filhos perdem a admiração pelos pais.
4- Ele ou ela perde o desejo pelo ato sexual.
5- O casal perde a vontade de voltar para casa.
6- Jesus deixe de ser o Senhor da Casa.
7- O casal passa a viver usando uma máscara.

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »