Aconselhamento de Casais

Aconselhamento de Casais
Dez mandamentos no aconselhamento de casais

Antes de começar, e durante o aconselhamento, ore e peça a direção de Deus e a liberdade do Espírito Santo em revelar a ‘verdade’ e tudo o que estiver no coração de cada um e que a glória de Jesus seja manifestada. Firme-se em João 16: “7 Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. 8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo... 12 "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. 13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. 14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.”
Ouça pacientemente as todas as partes. Deixe um falar (normalmente a mulher tende a falar primeiro e mais, mas, sempre que possível, peça ao homem que fale primeiro). Enquanto um fala, combine antes e exija que o outro não interfira e só ouça primeiro e, depois fale, também, enquanto o outro, que já falou, só ouve! Isto evita a autodefesa, a ofensa e a discussão. Veja o que aconselha a Palavra de Deus em Provérbios 18 que diz: “13 Quem responde antes de ouvir comete insensatez e passa vergonha. 17 O primeiro a apresentar a sua causa parece ter razão, até que outro venha à frente e o questione. 19 Um irmão ofendido é mais inacessível do que uma cidade fortificada, e as discussões são como as portas trancadas de uma cidadela.”
Enquanto cada um fala, você mesmo será tentado a emitir várias opiniões ou até juízos precipitados e, às vezes, você pode querer se irar, mas, evite interromper, pois isso poderá ‘desviar’ a pessoa daquilo que ela está ‘tentando dizer’, pois, normalmente, todos nós tendemos a ‘fazer voltas’ antes de falar o que realmente queremos dizer e o que precisamos expressar lá do fundo do coração. Não se esqueça de Provébios 18 transcrito acima e de Tiago 1: “9 Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, 20 pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.”
Se houver um desconforto ou briga e ofensa verbal, seja firme e busque apaziguar, e se for necessário, faça todos se calarem ou, se continuar a apelação, peça que se retirem e venham buscar ajuda, só quando realmente quiserem ser ajudados. Isto a princípio pode parecer uma repreensão dura e que pode ferir, mas, se você fizer por amor a eles, Deus vai honrar. Veja o que aprendemos com Provérbios 27: “5 Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. 6 Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos.”
Mesmo tendo um panorama mais amplo e concreto da situação, depois de ouvir as partes envolvidas, não dê receitas prontas e diagnósticos precipitados e fáceis... Procure, antes, fazer algumas perguntas que ajudarão você a entender melhor e, que poderão ajudar as pessoas

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »