AS CINCO FASES DO CASAMENTO

10
Set
10/09/2009 às 09h54
Todo casamento tem as suas fases. Existem basicamente cinco fases no casamento:

1) Fase do encantamento

"Quando um está enamorado do outro”.
É quando o casal se sente plenamente realizado e absolutamente preenchido um pelo outro. Nesta fase o amor é cego. Há uma nutrição constante do vínculo. A sensação é de plenitude e totalidade.

2) Fase do desencantamento, da desilusão.

"É a fase da confrontação das expectativas irreais do casamento”.
É quando começamos a ver as diferenças entre as imagens que construímos do outro e os seus reais lados sombrios. Na fase da conquista e da sedução, nós só mostramos o lado ensolarado de nossa personalidade. As sombras, as fraquezas, as feridas emocionais e os medos ficam escondidos. Mas sempre chega o momento em que as coisas que estavam debaixo do tapete aparecem à luz do dia. É nesta fase que muitas pessoas se desesperam na tentativa de mudar o outro, a fim de que ele corresponda à imagem idealizada. Você não o(a) aceita como ele(a) é. Neste momento as pessoas são capazes de qualquer coisa: sufocam, oprimem, chantageiam, ameaçam e até castigam-se mutuamente.

3) Fase do "crescei e multiplica-vos”

"É quando a mulher se dedica aos filhos pequenos e o homem está se afirmando profissionalmente, consolidando sua carreira".
É a fase onde há o risco de se perder de vista o/a parceiro(a) dentro do casamento. O homem mergulha no trabalho e a mulher é engolida pelos cuidados com a casa, com as crianças e, muitas vezes, com sua própria definição profissional. Esta tensão drena todas as energias do casal. É uma época onde os dois engavetam frustrações, mágoas e raivas do passado. Se nesta fase o casal não buscar a saída em Deus, com certeza o fim será o aprofundamento de emoções negativas, que já estavam emergindo no fim da fase de encantamento. Sendo assim, o relacionamento pode estagnar encalhar e virar uma prisão insuportável. Os momentos de desencantamento são muito dolorosos porque envolvem doses inevitáveis de frigidez emocional. Esta é a hora de buscar ajuda externa.


4) Fase do questionamento e de redefinições

"É a fase onde os parceiros questionam o vínculo e fazem um balanço da ligação que existe entre eles”.
Aqui está a grande oportunidade de o casal se libertar dos ressentimentos e frustrações em relação ao seu cônjuge. Para alcançar estas mudanças é necessário enfrentar um processo trabalhoso que pode, em compensação, dar lugar à vitória de Deus na relação, na ternura, no cuidado com o outro e na identidade do relacionamento. Quando não há esforço e interesse em mudar a situação, o resultado final é o divórcio emocional ou a convivência amarga em um casamento morto.

5) Fase de reintegração

"É quando os filhos já estão adultos e o casal pode se redescobrir e reaproximar-se”.
Quando os dois, marido e mulher, conscientes do que significa "casamento", conseguem superar as fases difíceis e seguir juntos, pode-se chegar a um momento de integração. Podem dizer que os dois atingiram o equilíbrio entre a individualidade e a intimidade a dois. Não existe mais disputa sobre quanto é meu, o quanto é seu e quanto é nosso. O que há é companheirismo, comunhão e compromisso de amizade. É claro que as fases não são rígidas, com tempos definidos e seqüências predeterminadas, com uma necessariamente seguindo a outra. Mas são momentos pelos quais todos os relacionamentos atravessam, com maior ou menor intensidade. Eu chamaria estas fases de estações: primavera, verão, outono e inverno.

#Compartilhar

Postagens Relacionadas

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »